Querido diario trimestral,

D'accord, eu sei que sou a pior bloggueira da face da terra (essa palavra existe?). Mas a vida de todo mundo é corrida e aqui em Paris no meu 7° andar nao é diferente. Meu café ficou pronto. Ontem fiz compras e como ganhei da familia uma cafeteira da expresso comprei cafés e hj sou a pessoa mais cafeinada do mundo. Empolguei e comprei o café + forte que tinha, amargo demais (com o nome Forza, vc queria o quê?).

Muito bem, aqui estamos, depois de compra de novo chip pro celular, renovaçao da conta bancaria, seguro apartamento, internet 3G (que funciona metade do mês), garantia bancaria de aluguel, cauçao de aluguel, renovaçao da carteira de transporte e outras burocracias... Enfim, tenho meu apartamento em Paris, 14° arrondissement, perto da rue de Alésia, um parque do lado (Montsouris), uma biblioteca renovada da literatura francesa (uma duzia de livros quase todos lidos a essa altura do campeonato e onze gramaticas de frances, essas ainda nao tao exploradas), alguns filmes pra nao ficar louca com o preço do cinema, uma decoraçao improvisada, um microondas recém_chegado (a familia tbm me deu faz uma semana), tres malas que vieram do Brasil e que ocupam o espaço de uma pessoa no meu 10m², todos meus sapatos, uma penteadeira com perfumes franceses, duas placas de cozinha, um frigobar cheio de congelados e sempre ao menos um vinho entre aberto e um queijo, um armario cheio de conservas e cereais e a fruta do dia (a de hj foi framboesa e a de amanha é amora, sem falar nos morangos gigantes, e nas cerejas que eu quase explodo de tanto comer), minhas roupas (nem todas pq os casacos de frio eu ja guardei nas malas que me servem de armario), uma maquina de fazer foundi, algumas cartas pregadas na parede e uma cama... Me falta um aspirador...

Ah, tenho chuveiro, mas o banheiro é no corredor, a roupa lavo na lavanderia e passar roupa virou um registro medieval, nao faço compras com a frequencia que deveria e cada vez que vou, volto com duas sacolas de 8 kilos cada e quase morro nas escadas (como ontem que resolvi comprar 4 caixas de leite).
Alias, adoro as escadas. O dia que acho que comi demais, invento uma desculpa (descer o lixo, pegar a correpondencia, ir no correio, tomar um café na esquina) e desço as escadas pra ter que subir de novo 20 min depois. Parece besteira, mas tenta ai subir sete andares todos os dias, 2 ou até 3 vezes o dia.... é uma academia que nao tem preço (ok, tem preço, e pago em euro)! Alias, nao emagreci, mas pareço mais magra. Ganhei o que esses especialistas falam de massa corporal (pra mim chama-se queijo, chocolate e pao, mas enfim, nao discutemos com especialistas).

Estou numa homesick do Brasil de novo. Pamonha, pequi, arroz, bobo de camarao, churrasco com picanha, pastel de feira, guarapa, pitanga, acerola, caipirinha, sol, coxinhaaaaa, bronzeamento, samba, empadao, feijao e todas as possibilidades derivadas, suco de laranja de laranja de verdade, guarana, carne de sol (aqui nao tem carne nem sol), acarajé, pimenta e tempeiro de feira, milho, queijo fresco, enfim.... Qnd começo a sonhar com essas coisas é meu desejo me falando que meu limite esta chegando. E esta chegando pq terminei uma parte desse processo."Formei" em frances. Ok, nao é uma formatura de verdade, é um diploma. Mas um diplome de frances avançado dado pela Sorbonne, com beca e chapéu.



Agora, proxima etapa, voltamos à etapa precedente, quer dizer, à burocracias. Consegui o contato com uma professora em Paris_Diderot 7 e enviei meu projeto. Alias, escrevi meu projeto, 10 paginas, direto em frances, mais a traduçao do meu CV, uma carta de motivaçao etc. Mandei esse dossier e a professora me aprovou. O problema agora é ser aprovada pela universidade, e depois aprovada pelo governo frances pedindo o vistro com o aval do governo brasileiro. Ai é que o negocio complica. Se a burocracia brasileira é um desastre e a francesa uma incognita, qnd as duas se encontram.... Entao minha vida é correr contra esse processo e descobrir formulas de acesso ao SISTEMA!

Por outro lado, o cotidiano aqui é um compromisso atras de outro. Estudo frances, historia da arte (tive prova esse dias pra tras e tive que decorar o nome do quadro, autor e data de 150 obras), poesia, linguistica e leio os grandes filosofos franceses no original. Alias, proximos livros que tenho que comprar é a coleçao de Lacan, pq Foucault e Schneider ja foram. Alias, aqui os romancistas se misturam com os filosofos, tipo Camus e Sartre (que tbm ja entraram na onda).
 E obviamente o cinema. Tenho acompanhado os filmes do festival de Cannes, todos. Assisto filmes classicos e antigos tipo Jacques Denis no cinema, ou mesmo Grease e é fantastico! Acompanho à varias exposiçoes (quadro, fotos, biograficas, historicas, etc...) e me divirto sabado à noite nas caves de jazz.

Falando sobre a caverna de jazz, o rapaz com quem estava antes nao deu certo e um mes depois conheci um outro. Mas prefiro contar pedaços de historias um pouco aqui e acola, pra esse diario nao virar confessionario. Contudo, aviso aos navegantes que esse parece promissor.
Bon, afora a parte burocratica e meu ape pouco espaçoso minha vida aqui é muito boa. Todaviaa, como eu ia dizendo, meu limite de nao ver minha familia e alguns amigos vai chegando ao fim quando começo a sonhar com o gosto da coxinha. Peguei um yogurt pra me acalamar. Meu estomago sempre foi meu aviso emocional.

Adoro o correio. Visto que minha internet nao funciona muito bem, me divirto escrevendo alguns cartoes postais. Mandei recados para minha familia em segredo conseguir o endereço das pessoas pra mim, mas nao funcionou completamente. Entao, envio o meu endereço para correspondencias, embora eu va passear no Brasil em dois meses e a carta demore em torno de 3 a 4 semanas pra chegar. Portanto, talvez nao seja a melhor ideia enviar cartas agora, mas enfim, ta dado o recado:
71, rue de la tombe issoire, 75014, Paris, France. Cecilia Rodrigues Ribeiro, etage 7, batiment D.
(nao esquece do nome pq a caixa de correios aqui é compartilhada, ok?)

Acho que por enquanto é isso. Dessa vez nao vou publicar no face sobre esse post, pra ver em quanto tempo Elcione da um sinal do lado de la. Alias, adorei seus recados e vi que vc na verdade posta sempre. Mesmo que eu nao veja ou nao responda, coloque pq o dia que me bate a cafeina eu escrevo uma declaraçao como a de hoje, valida por 3 meses de sumiço (e nao é preguiça!!!) e quando entro de novo me divirto com seus comentarios! E me liga de novo pq no outro dia nao tive tempo de conversar.

Beijos à todos.

10 comentários:

Unknown disse...

SALUT !!!!

Quel surprise !!!!!!!!!!!!

Virei comentar !

Beijo !

Unknown disse...

Ainda não tô comentando. Mas seu blog é esquisito. Parece deitado em berço esplêndido e num dia, de repente, solta todas as palavras do mundo. Não tô reclamando, não, é que vou ter que tomar fôlego pra responder tudo. Quando chego na última linha, já tô entupida dos seus assuntos. Vou ler tudo de novo, mais umas cinco vezes, pra digerir e dirigir meus comentários otários. BZ.
E.

Unknown disse...

Bela :

Queria ter escrito anteontem (3/7/2013) porque completaram-se 25 anos que fui a primeira vez na Europa. É, a primeira vez a gente nunca esquece. Não cheguei a passar pela França, aliás, era um país que não me atraía. Você era quase bebê. Quem podia imaginar que 25 anos depois você fosse residente de Paris ?? Eu, ué !!! Beijo !
E.

Unknown disse...

Você na estrada do céu. Te acompanho daqui. Não é o avião que traz : é nossa saudade !

Beijo,

E

Unknown disse...

Ciça :

Devolve minha mãe...
E

Unknown disse...

Meia noite e trois.
Logo você vai de novo
para outra entrevista.
Meu coração vai junto !
Boa sorte !
E.

Unknown disse...

Visto numa mão
passagem na outra.
E meu coração,
como é que fica ?

E.

Unknown disse...

Véspera da sua partida. E partida está minha alma.
Um vinho branco no jantar, pra comemorar sua caminhada, a sequência da sua realização. Mas o vinho deixa boiar minha melancolia. A dor de não termos conversado o bastante, de não ter de abraçado o bastante, de não saber tudo, absolutamente tudo de você. O vinho enche a cabeça e acaba transbordando nos meus olhos já cansados de choro. Por amor de você, melhor não te acompanhar até o aeroporto. Boa viagem, minha Bela !
E.

Brilho da Lua disse...

Salut, Ciça!
Tenho uma amiga que segue por aí no mês que vem: sua prémière!!!
Fiquei pensando, enquanto lia sua experiência, se não seria interessante para vocês a oportunidade de uma saber onde a outra está (pura garantia contra quaisquer 'medinhos' de se vir toute seule...).
Talvez, ela possa ser portadora de alguma coisinha que sua família lhe envie, não sei...

Bem, espero seu ponto de vista sobre esta inusitada situação que me ocorreu...

Bisou,
Eliene.

Ciça Ribeiro disse...

Bonjour brilho da lua!
Adoro entrar em contato com pessoas novas então será um prazer conhecer sua amiga. Meu Facebook é meu nome completo: Cecília Rodrigues Ribeiro. Pede pra ela me escrever um recado que trocamos figurinhas.
Estou de volta das minhas férias já tem três semanas e só agora vi seu recado. Désolée!
Vou me atualizar e veremos se ainda dá tempo. Espero que sim!
:)
Aguardo o contato.
Bjos

Postar um comentário