Querido diario de repartida 2013

Eu que já estava me acostumando com Paris e tinha esquecido a sensação universitária de caloura, me vejo perdida nas escadas de Paris 7. Ok, até onde eu sei são 13 universidades (Paris 1, Paris 2, voilà etc) espalhadas pela França. Só a Paris Diderot (7) tem 26.200 estudantes dentro deles + de 55% estão em mestrado ou doutorado. Um total de 1100 pessoas trabalham na área administrativa. A infraestrutura é enorme e corta dois arrondissements diferentes. Só nos locais onde eu vou (ciências sociais humanas e línguas), é um agregado de 6 campus. Obviamente, como toda grande faculdade, não se tem mapas do babado, a gente tem que sair perguntando pros alunos que falam: vc ta certa (ufa), é nesse prédio mesmo (pra pular a parte em que eu ando sem noção nas ruas). Sobe aqui nesse hall E, no segundo andar tem uma escada atrás do anfiteatro e vc chega no hall F. Depois vc sobe uma escada e meia (pardon?) e vc chega no quinto andar do hall E, mas na verdade terceiro do hall F e aí à direita números pares e à esquerda ímpares, mas eu acho que essa sala vc chega + rápido se atravessar a sala 271 (mas a gente não tava no terceiro ou quinto andar??).
Na verdade, eu tinha que ter começado o diário na narrativa da minha ida ao Brasil em agosto. Bom, estive com minha família e amigos durante um mês. Nesse tempo aproveitei pra curtir o sol, escrever alguns artigos, colocar fofocas em dia, tomar vacinas, comer e matar a saudade dos rostos, gostos, gestos, palavras e abracos que faltam aqui.
Ah! Achei a sala!
Voltando pra França, continuo com as coisas de sempre, organizar os papéis da burocracia sem fim. Vou parar de falar disso porque nem relógio repete tanto.
Fiz visto novo, carteirinhas, seguros, bolsas, inscrições, etc e estou na metade de vários outros processos.
Meu quarto 71, rue de la tombe issoire 75014 - 7 étage, bâtiment D continuava o mesmo. Tá certo que eu cheguei e tinha um barulho de bip bizarro a cada 80 segundos. Pensei, mrd, o que se passou aqui? Encontrei o detector de fumaça que me avisava que a pilha tinha acabado. Bravo!
Antes que eu me esqueça, alguns dos amigos que revi no Brasil foram algumas austríacas (divertida essa brincadeira de países) que foram ver o papa no Rio nas férias e que passaram uma semana lá em casa, enfim na casa da minha mãe. Muito especial esse encontro. Lembrei disso porque estou indo pra aula de alemão. Decidi colocar uma nova língua na minha boca e como tenho muitos amigos germanophones, incluindo Freud, resolvi dar uma chance.
Sobre o Brasil de novo, revi amigas do ensino médio, ou seja, pessoas que não via há exatamente uma década. E acompanhei os shows do Chimpanzés de Gaveta e mostro pra todos que vêem aqui (no meu quarto, digo esse aqui em Paris) o CD e clips do meu orgulho fraterno.
Descobri as bibliotecas parisienses e passo metade do meu dia lá (a outra metade em banco, correio, etc, etc, tic tac, tic tac... ah! A administração française).
A próxima correria agora é uma bolsa, a ajuda do governo pra pagar o aluguel e um trabalho simples que não tome muito meu tempo.
Enfim....
Estou encaminhando tudo isso esperando os seminários de verdade do mestrado começarem.
Ah!!! Dei uma tartaruga pequenina de presente pras crianças. Elas amaram de paixão esse bichinho e foi muito especial esse dia.
Tenho novos amigos estrangeiros e como são todos novatos, mostro os caminhos que achei pra burocracia e pros locais que mais gosto em Paris, depois acontece o vive versa. Trocamos figurinhas nesse carrefour (cruzamento, intersecção).
Adaptada? ... é pouco pra esse novo estilo de vida. Estou inteirada em/de/com/por Paris (eu sei que não faz sentido lexico-gramatical, mas de fato, é isso mesmo).
E nada como uma ida ao Brasil pra dar combustível ao inverno que vai chegar.

Perdemos um minuto de sol por dia....

Sim, aqui contamos os minutos e o sol.

Bjos e até o outono (de novo)!

3 comentários:

Unknown disse...

Queridinha :
Seu texto tá um zig-zag França-Brasil...Parece o batiment da universidade ...
Bom que dê notícias. SEMPRE !
Beijo,
E.

Unknown disse...

Tarsila é mamãe. Bel é babá.Eu sou tia. Cadê tu ?

Beijo.
E

Unknown disse...




thx

شركة تنظيف بالرياض




thank you

حراج السيارات


thank you



احلى سينما

Postar um comentário