Querido diario de 19/20 de abril

Nao sei o q me acontece, mas parece q começo a entender alguns poetas qnd cantam a festa da juventude ao mesmo tempo q declaram suas crises existencialistas sobre o futuro...

Ok, vou explicar...

Recebi pela tarde um primeiro telefone da minha tia (sempre a primeira a dizer parabens pq jura de pes juntos q nasci no dia 19), q me lembrou dessa data q até o momento estava entrando na rotina de mais uma quinta normal. Aproveito p/ agradecer a existencia, nessa concepçao familiar, dos tios em nossa caminhada. Alias, é fantastico o conceito de tio: vcs tem o amor, o carinho, o afeto, a responsabilidade e, me desculpem, mas um pouco do fardo tbm, ao lado dos pais. Espero, um dia, fazer o mesmo pelos meus sobrinhos (sacou Lucas?).

Recebi hj, jah, a presença do meu pai e meu irmao ao meu lado em um acontecimento fantastico q minha familia francesa me deu: uma noite c/ Mozart em uma versao fantastica de Don Giovanni. Estar ao lado dos dois homens da minha vida em um acontecimento tao especial, na minha cidade luz, na ocasiao dos meus 26 anos, foi o grande presente q poderia receber! Vcs dois tornam dificil minha busca por um parceiro, ja q, como dizia minha boa e velha psicalanise, vcs sao meus grandes amores!

Assim q cheguei em casa, dois recados nostalgicos e cheios de amor no face: primeiro do meu companheiro, marido, fiel amigo Paulo q espera repartir de novo minha cozinha e meus anseios (vc tem sorte c/ a cozinha pq aprendi a fazer coisas maravilhosas aqui, mas os anseios soh triplicaram). A todos os meus grandes amigos, um beijo enorme no coraçao. Q a gente se encontre p/ de novo acontecermos juntos!

O outro recado foi da minha paixao Isabel q dizia q sou seu espelho (com suas palavras). Respondi a Bel q se eu sou seu espelho, ela é a razao do meu reflexo! 

Disse p/ minha mae e repito aqui, q se hj existo é pq um dia vc resolveu me amar, me conceber, me parir, me amamentar e me deixar partir! 


Digo a minha avo, e aos outros q jah foram, q a herança do seu amor me aquece nesse inverno interminavel (a primavera chegou mas o frio continua). E a toda minha familia q fez parte do q conheço hj como Cecilia (aquilo q conheço).


Resolvi, nesse aniversario, me adiantar e mandar beijos e recados de amor a todos q queria ver e abraçar hj. Quero, entao, como aniversariante, pedir o direito de trocar... Ao inves de receber quero enviar meu amor a vcs, a esse pais quente c/ todos os problemas sociais e culturais q aqui se chocam c/ a realidade antiga de um sistema q tenta sobreviver as custas de uma ideologia mais humana. O Brasil é, paradoxalmente, um pais humano, em razao desse povo q ama. Assim, retribuo: amo minha casa e sinto falta de estar no lugar onde nasci p/ comemorar o fato de ainda estar aqui.


Mas, ao mesmo tempo (eu jah falei como meus anseios existenciais estao complicados???), amo estar nessa cidade q escolhi p/ amar. Paris, minha paixao, me deu essa semana começando na sexta c/ uma noitada c/ meus amigos estrangeiros (como eu), um sabado de reencontro, uma semana ao lado das crianças q aprendi a amar e cuidar e esse momento de hj cujo qual nao paro de pensar na minha vida e no q vou fazer dela!


Nesse momento ha 26 anos eu nascia (ia dizer precisamente a hora, mas a piada de q nao sei ao certo o dia q nasci vai continuar até meu ultimo aniversario). E por isso, aproveitei essa chance p/ dizer: tudo q agradeci (amigos, familia, patria, estrangeiros, razoes, paixoes, Paris, Brasil) me deixam nesse impasse. Aos 26 anos, morando em Paris, formada, me pergunto: e agora, qual o proximo sonho?

Bom, vou dormir e amanha eu continuo.

16 comentários:

Unknown disse...

Não preciso dizer que chorei com seu texto. Nem preciso dizer que amanheci falando em ti. Nem preciso dizer que vc nasceu dia 19. Mas preciso dizer que as tardes de abril estão lindas porém sem sentido, e que meu único consolo é que você está numa cidade que eu amo e que tem tudo a ver contigo. Para suas angústias existenciais, Sartre: "Viver é isso : beber a si próprio, sem sede." Bon Anniversaire ! E.

Unknown disse...

Hoje, 19, final da tarde, passei no música para ver a Bela. Ela estava fazendo máscara de gesso na aula de teatro e ansiosa me perguntou se eu tinha falado com vc. Eu disse que sim, que era hoje o niver. Ela me disse que te escreveu e que queria falar com vc. Meu coração sorriu e agradeceu a bênção de ver o amor de vcs 2. Beijo. E

Unknown disse...

Promete conectar no ooVoo dia 20 ?

Unknown disse...

Te leio hoje, de novo ! E choro mais uma vez....
E.

Unknown disse...

Tudo bem amar o Marco e o Dudu, mas daí a dispensar um parceiro é demais ! Vou te amarrar no divã sim !! Além do que, sua parceria vai ser rubro-negra !
E

Unknown disse...

Vovó Zarita tá saindo p/ Silvânia e te manda um grande beijo, cheio de bênçãos de amor.

Unknown disse...

Quer dizer que pra conhecer Versailles o Dudu usa cadeira de rodas mas tá em forma pra acompanhar a Tcheka até o metrô ?

henbr81 disse...

Oi amigaaaa! Eu e o Henri adoramos ler seu amor por Paris...
Saiba que sempre vou torcer por vc, seja aqui, aí ou em qualquer outro sonho seu!

Parabéns!!! Liiiiindos e muuuuitos anos de vida!

Bjim!

Livia e Henrique

Lucianno Lima Luc disse...

Sentir-se amado

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

http://www.youtube.com/watch?v=9PfuxXlFgPo

Unknown disse...

Como você anda sumidinha demais, acabo vindo aqui, te procurar. Daí seu este post, a sôdade aperta.. acha lenço !
Bjo !
E

Ciça em Paris disse...

E:
Bon, j'avais dit que voulais me trouver... J'ai pas trouvé, alors je n'écrit plus.

Mas vou encontrar a Normandia esse fds.
E Barcenola em junho, ai eu escrevo!!!
kkkkkkkkkkkkkk
bjus

Unknown disse...

FDP !
HDP !
Sa...!
Mais, je t'aime quand même ...
Normandie? Mont ST.Michel? Etretait ? Honfleur ? Le Havre ? Rouen ? Deauville? Caen? J'adore !!!Profite bien !!!
E

Unknown disse...

Ciça !
Esquece a Normandia ! Começou a PECUÁRIA!!! Vem pra cá !
kkkkkkkkkkkkkk
bisous!
E

Unknown disse...

Tava relendo (de novo !) seu post e me dei conta de um detalhe maravilhoso : você fala que recebeu o telefonema da sua tia e não de uma das suas tias... sou única !!!! La sole !!!! "A" tia... Freud te explica : Ato falho ! E super afetivo. Beijo,

"A" tia

Anônimo disse...

Querida amiga,

lembrei de vc no seu aniversário e mandei muitas vibrações positivas. Demorei a escrever porque minha vida está muito corrida: filho, casa, estudos e retiros tb. Me lembro de vc sempre e me pego rindo sozinha.
Estou com muitas saudades e sempre que o coração aperta "I'll say a little prayer for you".Como essa música me lembra vc.
Bom, antes de terminar, gostaria de deixar esse recadinho do coração:o passado não podemos mudar, o futuro é uma possibilidade, o que temos é o presente. Aproveite da melhor forma possível o agora e encontrará a resposta para suas dúvidas existenciais.
Bjs, abraços e carinhos brasileiros.
Te amo!!!!!!
De: sua Rainha Vitória (vulgo Natasha Witkowski)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário